domingo, 7 de setembro de 2014

Reflexões no Dia da Independência

Cheguei em Patos, vindo de Londres, um mês antes do grande desfile dos 150 anos da independência do Brasil festejado em 1972. Eu ainda tenho um pouco do filme "super 8" que fiz no dia. Era tempo de regime militar e meu colega professor no Colégio Cristo Rei, Professor Badu, tentava me convencer que vivíamos numa democracia, embora que eu sabia que nem ele acreditava o que ele mesmo dizia, mas ele era obrigado a ter cuidado com aquilo que ele falava naqueles tempos! "É uma democracia diferente", ele dizia com um discreto sorriso.

Graças a Deus hoje vivemos numa democracia de verdade. É uma democracia que precisa ser aprimorada e por isso assinei a favor do plebiscito da reforma política, mas é uma democracia e isto é bem melhor de que antes.

Entretanto, neste o 192º Dia da Independência do Brasil eu vejo as eleições do dia 05 de outubro de 2014 como a hora certa para a gente mudar de partido no poder a nível nacional. Pois a minha experiência de vida me ensinou que 12 anos para um partido, independente de qual seja, é bom de mudar. Vejo que o PT trouxe muitas mudanças boas em termos de distribuição de renda etc. no país, como vi também coisas boas em termos da estabilização da economia feito pelo partido no poder anteriormente.

Para dar uma melhor continuidade a tudo isso o número 40 soa tão bem para mim pensando nas eleições de outubro. Vejo Marina, em quem votei em 2010 também, como uma excelente opção centro esquerda social democrática, trazendo um tão necessário sopro de honestidade e ética lamentavelmente faltando em setores do PT. Marina e o PSB tem tudo para fazer um governo que visa o bem comum de todos, inclusive para o meio ambiente.

No caso do nosso estado da Paraíba "40" soa igualmente bem porque o Governador Ricardo Coutinho tem sido o melhor governador aqui nos meus 42 anos de convivência com os patoenses e paraibanos. Este governo está demonstrando um novo jeito de fazer política completando as obras incompletas do passado (algo que os outros não faziam), equilibrando a economia estadual que estava totalmente fora de prumo, não prometendo o que ele não tem condições e dinheiro para fazer e trabalhando no estado todo como ninguém. As estradas para todos os lados beneficiam a saúde e educação, por exemplo, porque agora médicos e professores podem se deslocar sem a destruição dos seus próprios veículos como acontecia com as estradas esburacadas de antigamente.

Por estas razões e muitas outras creio que o povo paraibano vai ter o bom senso de dar mais quatro anos a este brilhante gestor do estado da Paraíba e com Marina Presidenta ficará melhor ainda! Que Deus abençoe a Paraíba e o Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário