segunda-feira, 9 de julho de 2012

SER COMO JESUS (Sermão baseado em Filipenses 2:1-11)


Se nós somos cristãos o nosso alvo sempre tem que ser “ser como Jesus”, embora que reconhecemos que o padrão é muito exigente e o alvo muito alto. O padrão Aceviano sempre tem que ser “ser como Jesus”.

O texto de Filipenses 2 nos mostra exatamente como Jesus amou sem limites, serviu sem reservas e se deu por inteiro e este tem que ser o nosso benchmark, alvo e padrão.

Jesus amou sem limites e por isso nós, como discípulos dele, temos que amar ao nosso Deus com tudo que somos e temos e amar ao nosso próximo como a nós mesmos.

A ACEV rejeita toda ideia de dualismo que divide a vida cristã em compartimentos! Vivemos em harmonia com Jesus em oração, em leitura e estudo Bíblico, em meditação nas coisas do Senhor, na pregação da Palavra, no evangelismo da pessoa sem Cristo, na distribuição de alimentos aos famintos, na perfuração de poços, no cuidado com a pessoa HIV positivo etc. etc. Tudo que fazemos - fazemos para a glória de Deus!

Cremos em sopa, sabão e salvação! Cremos em pregar e praticar! Cremos que fé e obras são as duas pernas com que a igreja marcha! Cremos que temos que ser sal e luz neste mundo de perdição!

Mas, irmãos – temos que manter o equilíbrio e ser como Jesus. Pois nós não somos clube de serviço nem ONG pagã! Somos igreja do Senhor Jesus Cristo – temos uma ONG cristã e temos que nutrir o nosso ser espiritual e ser como Jesus – se não, perderemos a nossa identidade e força espiritual porque tudo posso NAQUELE que me fortalece – e ele, declaramos nesta noite, é Jesus!

Jesus nos amou sem limites, diz Filipenses 2, quando ele deixou o esplendor de sua glória e se encarnou para viver e sofrer e morrer entre nós.

14 “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.”     

Irmãos – não há exemplo maior de ‘amor sem limites’ de que Cristo deixando a glória do Pai e vindo habitar entre nós! - E se nós vamos ser canais do amor de Deus temos que nos ligar cada vez mais a Ele porque sem ele nada podemos fazer. Temos que permanecer ligadas na videira verdadeira! Só podemos amar sem limites, como ele amou, se nós vivemos em sintonia com Cristo.

Este ano todos os Acevianos são chamados para buscar uma renovação espiritual pessoal e coletiva nas nossas igrejas e congregações.

Jesus também ‘serviu sem reservas’. Ele mesmo disse que não veio para ser servido e sim para servir. “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". (Marcos 10:45)

Irmãos da Ação Evangélica – somos uma igreja com propósito em servir! Pastor, missionária, presbítero, diáconos, líderes e participantes de ministérios da igreja, e igreja em geral – ou nós somos servos ou nem somos cristãos ou Acevianos! Desça do seu cavalo e lave os pés do seu irmão! “Jesus esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo”.

Crente não me toque não dá pra ACEV não! Somos crentes de mãos na massa, que mergulha na lama para salvar um pecador. Como gostei daquela foto no facebook, umas semanas atrás, dos nossos pastores Lindon Carlos e Nemias até os joelhos na lama indo ministrar em algum lugar!

William Booth não mandava alguém dar o banho no mendigo – ele mesmo dava – e depois servia a sopa e depois pregava para ele. Pois ele dizia - pregar para um mendigo que não viu um banho há semanas e com fome - não dava! Ele dava banho com bucha e tudo, dava roupa limpa, enchia a barriga dele com sopa – aí ficava bem mais fácil para a pessoa entender que Deus é amor!

O crente tem que encarnar o Evangelho do jeito que Jesus encarnou!

E nós precisamos comunicar para os nossos filhos e jovens como é bom servir ao Senhor com alegria e dedicação.

O que estamos dizendo é que é sempre importante individualmente, como famílias e como igreja coletivamente avaliar o que falta para ser como Jesus ‘amando sem limites’, ‘servindo sem reserva’ e nos ‘dando por inteiro’ à obra de Deus e à pessoa de Jesus Cristo.

Jesus foi “obediente até a morte e morte de cruz” diz Filipenses e isto é entrega total.

Faz me pensar da história da ACEV com Pr. Frank e Evangelista Zacarias bebendo lama numa seca no meio de uma longa caminhada pregando o evangelho. Faz me pensar das chuvas de pedras que os irmãos sofriam nos anos 50, e os irmãos de outras igrejas na cidade corriam para estar juntos em solidariedade nestas horas. Faz me pensar das longas caminhadas para evangelizar Cacimba de Areia nos anos 50 e as caminhadas feitas de volta a Patos no escuro a pé seguindo o rio seco para não perder o caminho. Diz Pr. Cesário que eles cantavam e riam alegres em servir ao Senhor.

Hoje, infelizmente, depende de que cantor ou banda vai se apresentar para as pessoas decidirem se vão ou não para a igreja! Juntar 8 mil num evento Gospel em Patos não é difícil, mas juntar 200 para o dia da Bíblia dá trabalho!

Irmãos – Deus nos chama para ser como Jesus – nos dando por inteiro a ele como prioridade número um das nossas vidas. Este é o tema da Ação Evangélica até o final de 2012 – SER COMO JESUS e a música base é “Ser como Tu” e o texto base é Filipenses 2:5-11. Mas, que este ano na ACEV - cantar “Ser como Tu” não seja apenas o cantar de uma música linda e sim uma oração profunda do coração.

Amém.

Um comentário: