segunda-feira, 25 de junho de 2012

ATITUDE (Sermão sobre Cristianismo e Cultura)


Ser com Jesus é ser Cristão e ser Cristão é ter a atitude de Cristo. Pelo menos é isso que entendo de Filipenses 2:5 quando o Apóstolo Paulo fala:
 
“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus”.

O problema com os fariseus na época de Cristo era que eles tinham toda a aparência de homens de Deus – eles seguiam todos os rituais direitinhos – mas faltava atitude correta! Igreja – temos que ter atitude e atitude de Cristo.
 
E a atitude de Cristo, diz Paulo, era de servo, humilde e obediente. Verso 7 de Filipenses 2 diz que Jesus veio “a ser servo e verso 8 acrescenta que ele “humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!”

A atitude de Cristo é de servo, humilde e obediente e nós como Cristãos precisamos ter atitude e atitude assim de Jesus.

A atitude de servo foi demonstrada pela nossa equipe – contribuintes, preparadores e atendentes na nossa barraca no Jesus é Bom D+. A atitude de servo foi demonstrada pelo Ministério de Louvor que tocou durante 3 horas no evento – exaustos e com perda até de peso – serviram a causa de Cristo em circunstâncias fora do nosso controle.
 
Enquanto isso teve gente criticando o problema que havia surgido com o avião do irmão Davi Sacer e até se regozijando pela dificuldade surgida. Este é fariseu de primeira categoria – mas enquanto isso a galera servia ao Senhor com humildade e obediência e louvava e engrandecia o nome de Jesus e foi uma bênção nas mãos de Deus.

O Cristão autêntico não busca a fama, mas procura exaltar Jesus. O Cristão não procura derrubar aos outros e sim ajudar, com atitude de servo humilde e submisso, a levantar o caído e solucionar o problema e vencer os obstáculos para a glória de Deus!

Irmãos – a nossa atitude cristã é tão importante em todas as áreas da vida. Qual será a sua atitude, por exemplo, neste mês de festas juninas?

Primeiramente deixe me dizer – não exagere e radicalizar as coisas. Pois a Ação Evangélica não é contra a cultura! – A cultura é algo a ser preservada e valorizada. – Por outro lado nenhuma cultura é acima da Palavra de Deus.
 
Deixe-me explicar:

Quando chegamos no Caroá primeiramente 30 anos atrás – de acordo com a cultura local – um casal só começava a viver juntos e ter relações um mês depois do casamento. Qual era o problema se a sua cultura dizia que era certo assim? Pelo menos era melhor de que um mês antes!

Agora – digamos que chegássemos numa cultura onde existe canibalismo ou sacrifício de crianças! Iríamos simplesmente dizer que é cultura e ficar calados? É claro que não – e por isso digo que nenhuma cultura é acima de Deus e a sua palavra.

Agora a atititude do cristão tem que ser com tato, com jeito, com sensibilidade – procurando mudar a cultura se for necessário e deixando em paz o que não está contra a palavra de Deus.

Por exemplo: acho um absurdo ver a denominações evangélicas plantando igrejas na selva amazônica entre índios e obrigando os a ir para a igreja de paletó e gravata!
 
Então chegamos agora – não na Amazônia – e sim no sertão da Paraíba no mês de junho de 2012 – guardando na mente todos os princípios que acabo de estabelecer pelo menos como posição cristã na ótica da Ação Evangélica. A pergunta é – como deve ser a nossa atitude diante da cultura local junina nordestina e sertaneja, que é uma pergunta que surge todo os anos?

Os princípios de atitudes cristãs são que somos a favor da cultura quando ela não fere os princípios de Deus. Por isso tenho prazer em dizer que a minha neta Alice participou da quadrilha da sua escola este mês. Qual é o problema nisso? Pelo contrário – como cidadãos cristãos devemos ter atitude pró-cultura e nunca anti-cultura!

Dilma me perguntou no domingo passado se numa coreografia infantil as crianças poderiam usar chapéus de palha? A minha resposta foi que não porque está escrito em Apocalipse 23: “Não usarás chapéus de palha para não esquentar a cabeça”! – NÃO – É claro que não tem este verso e é claro que eu disse que as crianças podem e devem usar seus chapéus para a sua apresentação no próximo domingo!

Nós não somos contra cultura! Somos a favor da cultura – somos a favor da pamonha e canjica e trajes nossas regionais e toda expressão pura e autêntica da nossa região.

Agora o que somos contra é a plastificação da cultura – somos contra a imoralidade de muitas músicas que dá até vergonha de ouvir. Somos contra a massificação de festas onde predominam as drogas, a bebedeira e a promiscuidade. Somos contra este lado das coisas e tomamos atitude cristã contra isso porque entendemos que isso é uma deturpação e destruição da cultura verdadeira e é contra os padrões cristãos que também é cultura deste país e região.

E não vem dizer que isto é simplesmente uma posição evangélica porque não é. Há muitos católicos que concordam conosco.

Portanto, aconselho todos da ACEV que enquanto os outros fazem o que bem querem, nós devemos valorizar a cultura autêntica da nossa região, ficar longe das falsificações e deturpações e acima de tudo buscar viver de acordo com os padrões Bíblicos tomando atitude cristã como servos humildes e obedientes ao Senhor.

Ser cristão nem sempre é fácil – pergunte a Jesus que morreu na cruz! Entretanto ser cristão – ter atitude cristã – é viver a vida ao máximo. Ter atitude de servo humilde e obediente é servir a Deus e ao próximo. É ter vida de compromisso com Deus amando a ele com tudo que somos e temos e amando ao nosso próximo como a nós mesmos.

Ter atitude cristã é ter compromisso com o testemunho cristão – fugindo da imoralidade e promiscuidade. Ter atitude cristã inclui também o cuidado com até a forma de se vestir. Ter atitude cristã é evangelização - levando o evangelho para todo mundo possível, perto e longe da gente. Ter atitude cristã é cantar o evangelho, é pregar o evangelho, é viver o evangelho. Ter atitude cristã é perfurar poços para os carentes e abraçar o HIV positivo. Ter atitude cristã é resistir à corrupção e proteger o meio ambiente.

Ter atitude cristã – segundo o nosso texto – é ser servo com humildade, submissão e obediência. Não é uma questão de esperar sentir vontade de fazer algo para Deus. Não é uma questão de esperar sentir vontade de amar ao próximo, a ler a Bíblia ou orar. Atitude cristã é obedecer a Deus com disciplina sem sentir nada!

Atitude cristã envolve obediência - ouvindo e obedecendo a voz do Senhor.

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus”.

Amém.

(Pregado na ACEV Patos no 17.06.2012)


Um comentário:

  1. Muito bem colocado.Infelizmente esta questão religiosa é uma pedra no sapato de muitas pessoas que se comportam como mero torcedores de futebol em sua pratica religiosa, esquecendo que o mais importanet é DEus.Fé, espiritualidade é uam experiencia pessoal. Se você não a tem, não adianta quererem por em você.O que me estranha e me faz comparar com time de futebol é a forma como muitos que se intituilam reliogiosos,seja qual for sua denominação, se comportam diante de determinadas atitudes.Tratam sua religiosidade da mesma forma como lida com aquele time que torce na vida profana/secular, isto é, vivendo da derrota e erros do adversário, a exemplo de vasco e flamengo.E com esse olhar que vejo a briguinha que há entre alguns "crentes" e "catolicos" que vivem na especulação do que o outro está fazendo.Esquecem do real sentido de ser cristão ou religioso. Kézia Carneiro

    ResponderExcluir