segunda-feira, 26 de junho de 2017

O Cristão e a Cultura

Sermão pregado no Culto Caipira da ACEV Patos 2016

“Quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. (1 Coríntios 10:31)

O que é cultura? “Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro”.

Para resumir mais ainda então – a Cultura é o conjunto de tudo que somos e valorizamos e expressamos numa comunidade – e por isso afirmo, com toda certeza, que o Cristão nunca pode estar contra expressões culturais. O Cristão tem que respeitar e preservar as expressões culturais de um povo sempre.

Agora – acontece que há um fator de suprema importância na relação cristianismo / cultura e isto é que nenhuma expressão cultural está acima de Deus e da sua Palavra. Portanto, não basta dizer que tal coisa é “cultural”. O Cristão tem que analisar se a expressão cultural fere ou não a ética e princípios Bíblicos e divinos. Se não fere então é importante apoiar, mas sendo o contrário não aceitamos – mesmo que 90% da população acham certo.

Deixe-me dar dois exemplos desta história. – Primeiro - quando cheguei em Patos 45 anos atrás - um jovem pastor – eu organizei o primeiro time de futebol da ACEV e fui pesadamente criticado! Porque? Porque os críticos crentes disseram que jogar futebol pra crente era contra a cultura local! Na realidade era em pleno acordo com a cultura local, já que o Brasil já era tricampeão mundial! E não havia nenhum problema com a Bíblia, que apoia exercício físico como importante, e fala em atletas de forma muito positiva. Na realidade o problema dos crentes que me criticavam era que havia nada culturalmente anti-Bíblico com futebol e sim que eles estavam cheios de preconceitos legalistas. O resultado é que sofremos um bom tempo, mas vencemos – e hoje a ACEV mantem diversos projetos esportivos tirando crianças e jovens da rua e evangelizando-os ao mesmo tempo.

Um segundo exemplo é a música nordestina que ouvimos hoje à noite – criticado no passado erradamente – mas hoje uma bênção que deve crescer muito mais no nosso meio. Ao analisar a expressão cultural de música regional a nossa regra de medição e avaliação é a Bíblia. Então – já que nenhum ritmo ou estilo musical é do diabo - o forró é um estilo musical perfeitamente aceitável para o Cristão – a não ser que a letra é imunda e/ou com duplo sentido. O próprio saudoso Ariano Suassuna criticava a sujeira das letras e os nomes das bandas plásticas de forró e nós criticamos também. Que o São João de Patos teve como grande atração um chamado “Safadão” já diz tudo! Foi motivo para manter a gente longe daquilo tudo e declaramos: “Sou mais o Primo”!

Portanto, nesta noite deixamos para todos um critério básico e essencial referente qualquer expressão cultural. - Nenhuma expressão cultural está acima de Deus e da sua Palavra. Portanto, “pastor – todo mundo faz” não justifica nada! O que vale é si o soberano Deus autoriza e abençoa?!

Romanos 12:2 diz: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

O que é importante para o Cristão não é o padrão do mundo e da sociedade - e sim o padrão e vontade de Deus!

Assim encarando a questão de São João – me lembro de uns 30 anos atrás eu e Betinha indo para a quadrilha do bairro Brasília onde moramos. Foi uma noite linda de todas as famílias do bairro com forró pé de serra, comida de milho e tudo mais. Fomos porque não há nenhum choque entre os princípios Bíblicos e uma festa familiar linda daquela – como também não há nenhum choque entre a Bíblia e este Culto Caipira dentro das tradições regionais da época com música de forró pé de serra evangélica, chapéu de palha e tudo mais!

Agora compare isso com o Terreiro do Forró com um custo enorme absurdo, tanto financeiro quanto moral. Pois o que rola de drogas, bebida alcoólica e promiscuidade nestes eventos é totalmente contra os padrões Bíblicos divinos. Não dá nunca de imaginar que tais eventos agradam a Deus e passariam no teste cultural Bíblico.

Gente – o que nós temos que fazer é contra-atacar com cultura de qualidade para a glória de Deus porque tudo que o Cristão faz tem que ser com este objetivo. Temos que ser mais criativos culturalmente e mais ativos também – com música regional de qualidade, comunicação do Evangelho em cordel, mais cantadores de viola evangélicos, mais evangelização teatral e dançada, e muitas outras coisas – mas tudo com o intuito de glorificar a Jesus e não para fazer dinheiro ou aparecer.

Não se amoldem ao padrão deste mundo”!

“Quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”.

“Ame a Deus com tudo que você é e tem - e ame ao seu próximo com a si mesmo”!

Que o Deus da cultura - e da criação de tudo que existe - nos inspira como agentes culturais Cristãos do bem para sermos cada vez mais criativos - para que este mundo bagunçado e perdido possa achar o verdadeiro caminho cultural que é Jesus!

Amém.

Um comentário:

  1. Amém e amém, muitas vezes nos fechamos no nosso eu preconceituoso e deixamos de levar Cristo na cultura em que estamos inseridos mesmo que forasteiros mas fazemos parte dela e não podemos achar que Jesus seja anti cultural. É lamentável, mas na nossa família acev existe pensamentos fechados com relação a cultura.

    ResponderExcluir