sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

CONVIVENDO COM A SECA

Nos meus 40 anos em Patos nunca vi uma seca igual, mas pelo menos estou feliz que as desastrosas frentes de emergência são coisas do passado e o povo de baixa renda está sendo ajudado razoavelmente bem com bolsa família, bolsa seca e seguro safra. Poços estão sendo perfurados e equipados e há pelo menos um gesto governamental para salvar gado com uma tímida distribuição de alimentos para animais. Houve também, com este desastre natural, um despertar das autoridades para estruturar melhor a região com cisternas, barragens subterrâneas, açudes, barragens e adutoras para possibilitar a nossa convivência com futuras secas. A conclusão da transposição do Rio São Francisco está sendo mais cobrada e precisa ser concluída. Patos está relativamente folgada no meio deste desastre da seca, graças à luta do GIAASP anos atrás para a realização da adutora de Coremas a Patos, e muitas outras cidades na região estão sendo beneficiadas no processo. Para mim é o conjunto de tudo acima citado, ao lado de uma verdadeira guerra contra o desmatamento pelo IBAMA, que pode somar para melhorar as nossas condições de enfrentar a próxima grande seca.
Há coisas simples que podemos fazer para ajudar a fauna neste tempo de seca, como não criar pássaros em gaiolas e sim colocar comida no jardim ou no sítio para ajudar a sobrevivência deles. Vocês podem ver a festa dos Galos de Campina na foto que tirei hoje de manhã, para ver como funciona bem!
Em Patos coloco água para as aves todos os dias além de comida e na fazenda tenho feito 10 pontos de água como esta na foto onde um Tico-tico-do-Campo (fácil de identificar pelas sobrancelhas amarelas!) chegou para beber. Poucos minutos antes uma raposa estava bebendo no mesmo local. Espero que esta relexão sirva de incentivo para a gente valorizar a nossa caatinga com sua flora e fauna linda. Vamos defendê-la e fazer tudo para ajudar os bichos a conviver com a seca.

2 comentários:

  1. parabéns que coisa linda !

    ResponderExcluir
  2. Lutar pelo que Jesus luta, amar como Jesus ama. Atitudes revelam os que realmente foram alcançados pela graça de Deus e por isso não conseguem viver sem se preocupar com o que Jesus se preocupa. Glória à Deus pastor!

    ResponderExcluir