Talvez você gostaria de ler meu pequeno texto que explica os objetivos e visão que nos levou a criar uma Reserva ecológica na caatinga da Paraíba. Como sócio do Rotary e-Club Distrito 4500 eu publiquei um pequeno texto sobre isso no nosso site:
http://www.rotary4500.org.br/html/modules.php?name=News&file=article&sid=614
sábado, 8 de novembro de 2014
terça-feira, 4 de novembro de 2014
Puxa vida! Agora são 3 Gatos Vermelhos do Mato!
Que emoção! Eu vi um Gato Vermelho do Mato no vídeo da nossa Reserva e alguém na Inglaterra assistiu e me mostrou que tinha dois! Aí eu assisti de novo e percebi que tinha na realidade três! Assista com cuidado de novo se você amar a natureza! O 1º está a direita da água. O 2º está a esquerda da água. O terceiro só se vê a cauda logo no início do vídeo na parte inferior esquerda do vídeo. Temos uma família! https://www.flickr.com/photos/johnmedcraft/15524070809/
Dois Gatos Vermelhos do Mato!
Veja só! Marian Rashleigh da Inglaterra assistiu meu vídeo de o que eu achava era UM Gato Vermelho do Mato e percebeu que tem DOIS no vídeo com o segundo à esquerda do local da água mais escondido no mato de que o outro, mas visível! Veja bem:
https://www.flickr.com/photos/johnmedcraft/15524070809/
https://www.flickr.com/photos/johnmedcraft/15524070809/
Gato Vermelho do Mato
Na Fazenda Reserva Verdes Pastos temos uns 15 locais onde sempre mantemos água para a fauna. Colocamos comida também entre alimentos comprados e sobras de comida da nossa casa assim reciclada. Na realidade toda a fazenda é uma reserva, mas há duas áreas, além da Reserva Legal, onde não entra animal doméstico nenhum e onde é uma selva natural do jeito que a natureza manda.
Temos uma máquina fotográfica e filmadora infravermelha que é colocada em diferente locais para ver o que está vivendo na nossa reserva e que não facilmente é visto. Assim temos filmado Raposas, Tatu-peba, Guaxinim, Mocó etc. A máquina dispara automaticamente e silenciosamente sem flash quando detecta a presença do calor de qualquer corpo animal. Ontem foi o dia em que filmamos um Gato Vermelho do Mato que parece jovem. Ao descobrir isso filmado foi uma emoção muito grande! Fique a vontade para assistir o vídeo de 30 segundos. O Gato Vermelho está escondido no lado direito no início, mas depois aparece inteiro. Que coisa linda!
https://www.flickr.com/photos/johnmedcraft/15524070809/
Temos uma máquina fotográfica e filmadora infravermelha que é colocada em diferente locais para ver o que está vivendo na nossa reserva e que não facilmente é visto. Assim temos filmado Raposas, Tatu-peba, Guaxinim, Mocó etc. A máquina dispara automaticamente e silenciosamente sem flash quando detecta a presença do calor de qualquer corpo animal. Ontem foi o dia em que filmamos um Gato Vermelho do Mato que parece jovem. Ao descobrir isso filmado foi uma emoção muito grande! Fique a vontade para assistir o vídeo de 30 segundos. O Gato Vermelho está escondido no lado direito no início, mas depois aparece inteiro. Que coisa linda!
https://www.flickr.com/photos/johnmedcraft/15524070809/
domingo, 26 de outubro de 2014
Umas breves reflexões sobre eleições apertadas
Estou aqui exausto no final do 2º turno das eleições 2014. Exausto, mas feliz... até um certo ponto. O que passo pela minha cabeça é o seguinte:
Estou muito feliz com a reeleição do Governador da Paraíba Ricardo Coutinho. Feliz porque se Ricardo continuar por mais 4 anos, como ele vem embalado, então isto vai ser muito bom para o nosso estado. Agora, com a nova aliança que surgiu no 2º turno entre o PMDB e o PSB, além do que já existia com o PT e outros partidos, existe a plena possibilidade de consertar a saúde pública em Patos de PSF e UPA até Hospitais. Proponho um trabalho imediato em conjunto de botar tudo para funcionar como deve ser na saúde pública de Patos. O povo precisa e quer isso. O povo quer atenção com carinho e não só prédios! Tenho certeza que uma parceria entre estado e município neste sentido, mantendo seus princípios corretos Ricardo Coutinho, é alcançável para o bem comum do povo.
Estou feliz com a reeleição de Dilma Rousseff, mas em menor escala. Estou feliz porque gosto do trabalho social do PT onde bolsa família etc. tem ajudado tanta gente carente. É fácil criticar a bolsa família quando você come quando e o que você quiser e tem casa própria com carro na garagem! Nestes 12 anos tem havido uma redistribuição de renda que faz gosto.
Entretanto, um partido do povo que surge das bases e cresce com sucesso, inevitavelmente tem dificuldade em conseguir controlar a qualidade de toda a sua membresia. Vejo isso em Patos e a nível nacional. Acho um milagre que Dilma venceu esta eleição no meio dos dois grandes bichos papãos: recessão e corrupção (não me refiro às presepadas da "Veja" que nunca vejo e muito menos da "Globo" que nunca olho). Agora Presidenta, ou a V. Ex. dê um jeito nisso tudo ou nem o fenômeno chamado Lula, mesmo com seu jeito melhor em debates, vai levar o programa do PT para a frente em 2018. Para o bem das pessoas mais necessitadas bote a sua casa em ordem ou entre na história como aquela quem faltou coragem para tratar a ferrugem que corrói as rodas e a base da sua própria máquina. Nosso voto de confiança na presidenta hoje foi para que isto seja feito também.
Uma outra coisa faltando é um olhar mais carinhoso para o meio ambiente. Parece um assunto esquecido nos últimos 4 anos. As próximas gerações vão lembrar o Governo Dilma por este ângulo também e é uma questão de vida ou morte que este país lindo receba os devidos cuidados naturais que vão beneficiar a todos de geração em geração.
Portanto Governador Ricardo e Presidenta Dilma oramos pelas suas gestões. Escutem o povo... combatem a corrupção... cuidem do meio ambiente.... priorizem o pobre... trabalhem com força e eficiência... e serão lembrados como um grande governador (e quem sabe futuro presidente?) e uma grande presidenta - ambos de duas gestões depois de reeleições muito apertadas, embora que por diferentes razões.
Parabéns Governador e Presidenta! Avante!
Estou muito feliz com a reeleição do Governador da Paraíba Ricardo Coutinho. Feliz porque se Ricardo continuar por mais 4 anos, como ele vem embalado, então isto vai ser muito bom para o nosso estado. Agora, com a nova aliança que surgiu no 2º turno entre o PMDB e o PSB, além do que já existia com o PT e outros partidos, existe a plena possibilidade de consertar a saúde pública em Patos de PSF e UPA até Hospitais. Proponho um trabalho imediato em conjunto de botar tudo para funcionar como deve ser na saúde pública de Patos. O povo precisa e quer isso. O povo quer atenção com carinho e não só prédios! Tenho certeza que uma parceria entre estado e município neste sentido, mantendo seus princípios corretos Ricardo Coutinho, é alcançável para o bem comum do povo.
Estou feliz com a reeleição de Dilma Rousseff, mas em menor escala. Estou feliz porque gosto do trabalho social do PT onde bolsa família etc. tem ajudado tanta gente carente. É fácil criticar a bolsa família quando você come quando e o que você quiser e tem casa própria com carro na garagem! Nestes 12 anos tem havido uma redistribuição de renda que faz gosto.
Entretanto, um partido do povo que surge das bases e cresce com sucesso, inevitavelmente tem dificuldade em conseguir controlar a qualidade de toda a sua membresia. Vejo isso em Patos e a nível nacional. Acho um milagre que Dilma venceu esta eleição no meio dos dois grandes bichos papãos: recessão e corrupção (não me refiro às presepadas da "Veja" que nunca vejo e muito menos da "Globo" que nunca olho). Agora Presidenta, ou a V. Ex. dê um jeito nisso tudo ou nem o fenômeno chamado Lula, mesmo com seu jeito melhor em debates, vai levar o programa do PT para a frente em 2018. Para o bem das pessoas mais necessitadas bote a sua casa em ordem ou entre na história como aquela quem faltou coragem para tratar a ferrugem que corrói as rodas e a base da sua própria máquina. Nosso voto de confiança na presidenta hoje foi para que isto seja feito também.
Uma outra coisa faltando é um olhar mais carinhoso para o meio ambiente. Parece um assunto esquecido nos últimos 4 anos. As próximas gerações vão lembrar o Governo Dilma por este ângulo também e é uma questão de vida ou morte que este país lindo receba os devidos cuidados naturais que vão beneficiar a todos de geração em geração.
Portanto Governador Ricardo e Presidenta Dilma oramos pelas suas gestões. Escutem o povo... combatem a corrupção... cuidem do meio ambiente.... priorizem o pobre... trabalhem com força e eficiência... e serão lembrados como um grande governador (e quem sabe futuro presidente?) e uma grande presidenta - ambos de duas gestões depois de reeleições muito apertadas, embora que por diferentes razões.
Parabéns Governador e Presidenta! Avante!
sábado, 4 de outubro de 2014
Islamismo (2)
Aqui está um artigo escrito pelo pastor e jornalista carioca Luciano Vergara que é excelente e continua as nossas reflexões sobre o Islamismo.
CUIDADO COM O ISLAMISMO
O COMUM EM GERAL, MAS O RADICAL EM PARTICULAR
Apesar de o escritor americano e líder político muçulmano Stephen Suleyman Schwartz defender, não sem razão, que a grande maioria dos muçulmanos é de pessoas pacatas e bem intencionadas, há um risco latente na religião de Alá. Schwartz trabalha para reverter o preconceito nos Estados Unidos. Ele é autor, entre outros títulos, do livro "O outro Islã - o Sufismo e o caminho para a Harmonia Global" (2008) e, desde 2005, dirige o Centro para o Pluralismo Islâmico, de Washington, D.C.. Seu objetivo é dar voz aos muçulmanos moderados e reeducar o público americano sobre a religião.(http://noticias.terra.com.br/…/minoria-muculmanos-radicais-…).
O Fórum Pew para Religião e Vida Pública divulgou, no fim de 2012, uma pesquisa na qual detalha o número de afiliados às principais religiões do mundo. Dados, baseados em 2,5 mil estudos feitos em 230 países e territórios apontam que os muçulmanos formam o segundo maior grupo religioso, com 1,6 bilhão de pessoas, ou 23,2% do total. Dos muçulmanos, entre 87% e 90% são sunitas e entre 10% e 13% são xiitas. Esses números são imprecisos pois esse tipo de pesquisa por subgrupo raramente é feita em muitos países e nunca foi realizada oficialmente em alguns. Em um outro estudo sobre a população muçulmana de 2009, o Pew mostrou que a maioria dos xiitas (entre 68% e 80%) vivem em apenas quatro países: Irã, Paquistão, Índia e Iraque. (http://orientemedioemfoco.wordpress.com/…/quantos-muculman…/).
Se há 1,6 bilhão de muçulmanos no mundo, sendo 10% de extremistas, isto significa que há cerca de 160 milhões de extremistas, com muitos podendo ser terroristas agressivos. Isto é aterrador.
John Philip Medcraft faz observações em seu blog: "A causa básica do Islamismo radical, fanático e contagiante é um Cristianismo frio, de aparência externa, onde muitas vezes o chamado Cristão raramente pisa na sua igreja, se corrompe nos períodos eleitorais e se acha esperto, nunca lê a Bíblia, só ora quando está doente - enfim, de múltiplas formas não vive a Fé. Para que um jovem sedento por algo diferente, que satisfaz a vida, vai seguir o modelo de um "Cristão" desses?" Precisamos acordar! (http://pastorjohncidadao.blogspot.com.br/)
O COMUM EM GERAL, MAS O RADICAL EM PARTICULAR
Apesar de o escritor americano e líder político muçulmano Stephen Suleyman Schwartz defender, não sem razão, que a grande maioria dos muçulmanos é de pessoas pacatas e bem intencionadas, há um risco latente na religião de Alá. Schwartz trabalha para reverter o preconceito nos Estados Unidos. Ele é autor, entre outros títulos, do livro "O outro Islã - o Sufismo e o caminho para a Harmonia Global" (2008) e, desde 2005, dirige o Centro para o Pluralismo Islâmico, de Washington, D.C.. Seu objetivo é dar voz aos muçulmanos moderados e reeducar o público americano sobre a religião.(http://noticias.terra.com.br/…/minoria-muculmanos-radicais-…).
O Fórum Pew para Religião e Vida Pública divulgou, no fim de 2012, uma pesquisa na qual detalha o número de afiliados às principais religiões do mundo. Dados, baseados em 2,5 mil estudos feitos em 230 países e territórios apontam que os muçulmanos formam o segundo maior grupo religioso, com 1,6 bilhão de pessoas, ou 23,2% do total. Dos muçulmanos, entre 87% e 90% são sunitas e entre 10% e 13% são xiitas. Esses números são imprecisos pois esse tipo de pesquisa por subgrupo raramente é feita em muitos países e nunca foi realizada oficialmente em alguns. Em um outro estudo sobre a população muçulmana de 2009, o Pew mostrou que a maioria dos xiitas (entre 68% e 80%) vivem em apenas quatro países: Irã, Paquistão, Índia e Iraque. (http://orientemedioemfoco.wordpress.com/…/quantos-muculman…/).
Se há 1,6 bilhão de muçulmanos no mundo, sendo 10% de extremistas, isto significa que há cerca de 160 milhões de extremistas, com muitos podendo ser terroristas agressivos. Isto é aterrador.
John Philip Medcraft faz observações em seu blog: "A causa básica do Islamismo radical, fanático e contagiante é um Cristianismo frio, de aparência externa, onde muitas vezes o chamado Cristão raramente pisa na sua igreja, se corrompe nos períodos eleitorais e se acha esperto, nunca lê a Bíblia, só ora quando está doente - enfim, de múltiplas formas não vive a Fé. Para que um jovem sedento por algo diferente, que satisfaz a vida, vai seguir o modelo de um "Cristão" desses?" Precisamos acordar! (http://pastorjohncidadao.blogspot.com.br/)
terça-feira, 30 de setembro de 2014
Jesus disse: "Eu sou a porta".
(Meu sermão na ACEV Patos - 28.09.2014)
Hoje vamos para a mensagem de Nº 03
na série: “Jesus disse – eu sou” das sete vezes que esta frase ocorre no
Evangelho de João. Já vimos “Eu sou o pão da vida” em 6:35 e “Eu sou a luz do mundo”
em 8:12. Mas hoje é de João 10:9 quando “Jesus
disse – Eu sou a Porta”.
Precisa-se entender que esta frase “Eu sou” tinha um significado especial
para o ouvinte judeu naquela época – muito especial. Por isso a importância
desta série de mensagens sobre as sete vezes que a frase “Jesus disse – eu sou” ocorre no Evangelho de João.
Deixe-me fazer uma comparação com o
uso da frase na cultura brasileira. Nenhuma comparação com o “Eu sou” de Jesus será à altura, mas
pelo menos espero que ajude.
Acho que quase todos conhecem a
música de Jorge Ben – País Tropical. Pois naquela música ele canta: “Sou
Flamengo, e tenho uma nega chamada Tereza”. Pois bem – quando ele canta “Sou
Flamengo” ninguém vai pensar que ele é o time de futebol do Flamengo, ou que
ele joga pelo Flamengo! Todo brasileiro sabe que o que o cantor quer dizer é
que ele é um torcedor do Flamengo.
Então a questão é - no caso de Jesus
usando a frase “Eu sou” sete vezes, o que é o povo judaico iam entender? – Para
responder isso temos que voltar ao Velho Testamento – a Bíblia dos Judeus – e
ver a origem da frase super conhecida por aquele povo. Pois no livro de Êxodo,
capítulo 3, vemos que o povo de Deus estava escravizado no país do Egito e um
dia Deus chama Moisés através do incidente no deserto quando um arbusto estava
em chamas, mas só continuava queimando e não se acabava.
Quando Moisés vai para investigar o
fenômeno ele percebe que foi a forma de Deus lhe chamar atenção e falar com ele
– e Deus disse a Moisés que ele lhe escolheu para ser o libertador do Egito do
seu povo e que ele tinha que ir falar com Faraó como representante dos
Israelitas para Faraó acabar com a escravidão deles. E diz Êxodo 3:13-14:
13 Moisés perguntou: "Quando eu chegar
diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a
vocês, e eles me perguntarem: 'Qual é o nome dele?' Que lhes direi?"
14 Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que
Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês".
Puxa vida irmãos! Vemos que o nome de
Deus é “Eu Sou”. É a definição
simples e profunda da pessoa de Deus em toda a sua essência sempre eternamente
dinamicamente presente, imutável e real. Deus não teve início – ele sempre é “Eu Sou”.
Pessoas que tem dificuldade de crer
na existência de Deus perdem de vista o “Eu
Sou”. Pois logicamente tinha que existir o eterno “Eu Sou” que sempre foi e sempre é e que sempre será! A origem de
tudo e a sustentação de tudo é o grande “Eu
Sou”. Pois Deus – o grande “Eu Sou”
– criou tudo que existe, mas é lógico que ele mesmo não foi criado. A partir da
atuação do dinâmico eterno “Eu Sou” fluiu
tudo que nós conhecemos e que existe. Exatamente como tudo aconteceu nós não
sabemos, mas não devemos temer um choque entre a ciência e a fé. Pois sabemos
que o grande “Eu Sou” tinha que ser
e tem que ser a origem de tudo criando certas coisas definitivamente e criando
mecanismos para o desenvolvimento natural de outras coisas – mas é o grande “Eu Sou” que inicia, desenvolve e
sustenta tudo.
Por exemplo - eu não temo a
descoberta de seres viventes anteriormente desconhecidas nas maiores
profundezes do mar que naturalmente desenvolveram cabeças sem olhos diante da
escuridão total e constante do ambiente – porque eu conheço o grande “Eu sou” que criou os processos
genéticos para isso acontecer e que criou o ambiente para este desenvolvimento
ser necessário e sustentável.
Meus irmãos – o nosso grande Deus é
tudo em tudo! O nosso Deus é o grande “Eu
Sou” – portanto quando Jesus usava este termo ele nem tão discretamente
declarava as suas origens, a sua essência e a sua divindade!
Então no texto de hoje de João 10:9 –
“Eu sou a porta; quem entra por mim será
salvo”! – Assim Jesus está anunciando para todos que ele, e somente ele, é
a porta / a entrada / o caminho da salvação – mas não só isso! Ele está
anunciando juntamente com isso que esta porta da salvação obviamente tem que
ser divina porque é o elo de junção entre os dois mundos – natural e espiritual
– humano e divino – pecador perdido e pessoa salva – antes condenado, mas agora
justificado pelo grande “Eu Sou”!
A maravilha é entender que quando
você escuta Jesus dizendo para você nesta noite - “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo” é que ele lhe ama e
deseja que você seja alcançado pela salvação e quer que você entre então pela
porta certa que é exclusivamente Jesus – o filho de Deus!
Gente – ninguém entra na casa certa
pela porta errada! E o problema básico para o mundo de hoje é que há uma oferta
de tantas portas e opções que a confusão é grande! Há, por exemplo, portas
erradas religiosas mil! Estas portas erradas religiosas variam de portas de
chamados santos - às portas de promessas falsas de enriquecimento e solução
para tudo - e portas de histerismo e falsa espiritualidade e fanatismo!
Mas a única porta verdadeira para a
salvação é Jesus! Ele é a única porta que abre o caminho para Deus Pai e suas
moradas celestiais e ele é o único mediador entre o céu e a terra porque ele é
exatamente o grande “Eu sou”! Só
Jesus morreu na cruz dando a sua vida para lhe salvar. Só Jesus Cristo é o
Senhor! Só o Senhor é Deus!
Há também tantas outras portas falsas
e erradas que também levam o homem à perdição. As drogas, cachaça,
promiscuidade, violência, farras, ódio, rancor, inveja etc. etc. são todas
portas de entrada que às vezes se abrem para a pessoa parecendo naquele momento
certo, mas mais cedo ou mais tarde no outro lado destas portas do mal se cai no
abismo!
Por isso apontamos a todos nesta
noite para Jesus porque ele é a porta da salvação. Disse Jesus: “Eu sou a porta; quem entra por mim será
salvo”!
Mas salvo de que e para que?
Em Jesus você será salvo, em primeiro
lugar, de se mesmo e as obras da carne que tanto prejudicam a sua própria vida.
Jesus lhe ama e quer lhe ajudar a vencer as suas próprias tendências para o
mal, para atitudes negativas que roem no seu anterior como um câncer.
Disse Jesus: “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo”! Mas salvo de que?
Em segundo lugar salvo de uma vida
sem realização e sem cumprir a razão pelo qual você nasceu. Pois Deus tem um
plano para a sua vida e quer lhe abençoar e quer fazer você uma bênção na vida
dos outros. Você nasceu para louvar a Deus como os pássaros cantem sempre
louvores a Deus. Você nasceu para se realizar servindo a Deus e ao seu próximo
– assim glorificando ao Senhor.
Disse Jesus: “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo”! Mas salvo de que?
Em terceiro lugar salvo da perdição
eterna para viver para sempre com Deus numa harmonia e paz total onde não
haverá dor, nem morte, nem sofrimento, nem guerra e sim onde viveremos na
tranquilidade e alegria da presença de Jesus!
Disse Jesus: “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo”!
Entre pela porta certa que é Jesus
nesta noite para ter certeza da salvação agora e eternamente. A salvação em
Cristo nos dá perdão pelos nossos pecados. A salvação em Cristo transforma as
nossas vidas, atitudes e princípios de vida para não nos conformar com as
atitudes deturpadas desta geração. A salvação em Cristo troca tristeza por
alegria, paz substitui confusão e perdão toma o espaço anteriormente ocupado
por ódio.
Jesus lhe chama nesta noite para
entrar pela porta da salvação. Confie no Senhor e o mais ele fará.
Disse Jesus: “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo”!
Amém.
Assinar:
Postagens (Atom)